Marketing de conteúdo

A criação de conteúdo para contar histórias sobre sua marca em blogs, e-mails, vídeos ou redes sociais é conhecida como marketing de conteúdo. Desenvolva uma estratégia de conteúdo para elaborar um conteúdo significativo e engajador para seus clientes.

A estratégia de conteúdo faz parte doplano de marketing, que define como você usa o conteúdo para demonstrar sua experiência e criar um relacionamento com o público. Uma estratégia de conteúdo eficaz inclui os seguintes fatores:

  • A escolha dos canais de marketing populares entre o público-alvo
  • O desenvolvimento de conteúdos relevantes e formatos eficazes
  • A definição de metas para avaliar o êxito do conteúdo

Depois de criar o conteúdo, planeje a publicação usando um calendário de planejamento.

Escolha dos canais de marketing de conteúdo

Ao elaborar conteúdos para alguns canais de marketing, você oferece ao público-alvo diferentes maneiras de se engajar com a marca e encontrar a loja. Pense em desenvolver conteúdo para um ou mais destes canais:

Crie os conteúdos de marketing de acordo com as características de cada canal, adaptando o texto, a imagens ou os vídeos e usando recursos específicos como hashtags ou menções para ajudar o público a encontrar você. Os clientes navegam por mais de um canal, por isso não adicione o mesmo conteúdo em todos os lugares. Em vez disso, coordene os diferentes canais para que contem partes diferentes de uma mesma história. Por exemplo, um post de imagem no Instagram que apresenta os membros da equipe pode direcionar àpágina "Quem somos"da loja virtual.

Não é necessário estar em todos os canais. Crie uma estratégia que você consiga manter e elabore conteúdos para os canais nos quais seus clientes provavelmente estão.

Elaboração de conteúdo

Um dos desafios da estratégia de conteúdo é determinar quais tipos de conteúdo atraem os clientes. Para criar um conteúdo engajador em todos os canais, defina uma combinação de alguns formatos recorrentes e tipos de post. Crie conteúdos escritos ou de mídia, como vídeos ou imagens.

Para que os clientes encontrem sua loja, inclua no conteúdo assuntos ou informações referentes aos produtos, inclusive as palavras-chave usadas por eles nos mecanismos de pesquisa. Muitos canais de conteúdo oferecem pesquisa, por isso o uso deestratégias de SEOajuda o público-alvo a descobrir seu conteúdo.

Tente definir uma combinação de conteúdo que faça sentido para a marca e o público-alvo, mas também o diferencie dos concorrentes. Considere em um ou mais dos seguintes formatos para o mix de conteúdo:

  • Notícias: informações sobre o setor ou as tendências atuais
  • Inspiração: motivação para buscar um estilo de vida específico, como citações ou fotos de vários lugares do mundo
  • Educação: fatos, tutoriais ou posts do blog com instruções para fazer algo
  • Promoção de produtos: imagens de alta qualidade dos produtos sendo usados, vídeos de demonstração ou depoimentos
  • Concursos: itens grátis para fazer download, descontos ou outros incentivos disponibilizados aos clientes
  • Recursos para clientes ou influenciadores: imagens ou vídeos mostrando os clientes ou as pessoas que ele seguem
  • Eventos da Comunidade: informações sobre encontros, eventos beneficentes ou oportunidades de aprendizado, especialmente se você é uma empresa local
  • Perguntas e respostas: perguntas, enquetes ou respostas a consultas frequentes
  • Bastidores: vídeos ou artigos sobre produtos, membros da equipe, operações comerciais, história da marca ou setor

Crie modelos e designs que facilitem a criação de novos conteúdos dentro de um formato. Por exemplo, salve hashtags do Instagram para usá-los ao fazer um post ou aplique o mesmo filtro às fotos para manter uma aparência consistente.

Estabelecer objetivos

Antes de elaborar qualquer conteúdo, defina as metas comerciais que você quer atingir por meio das ações de marketing, e também procure incluir algum item com o objetivo de entreter o público-alvo.

Use o marketing de conteúdo para ajudar você com as seguintes metas:

  • Reconhecimento de marca
  • Demanda do produto
  • Assinantes de e-mail ou seguidores de redes sociais
  • Volume de vendas
  • Participação em eventos
  • Fidelização do cliente
  • Recomendações ou avaliações
  • Atendimento ao cliente
  • Influência sobre o público-alvo

Use metas definidas para avaliar o êxito de uma ação de marketing de conteúdo. Por exemplo, avalie o aumento de reconhecimento de marca pelo número de impressões em um post do Facebook ou confira se um post do Instagram aumentou a demanda por um produto com base nas vendas por indicação.

Adicione links de indicação para a loja ao criar um perfil numa conta de rede social, uma campanha de e-mail ou qualquer conteúdo para algum site secundário. Use os links para ajudar a determinar o valor da criação de conteúdo para esses canais de acordo com a taxa de conversão. Saiba mais sobre comoacompanhar as informações de conversão de pedidos.

Planejar conteúdo usando um calendário

Um calendário de planejamento das atualizações de conteúdo ajuda você a ter certeza de que criou um conteúdo variado e que o publica na frequência esperada pelo público-alvo. Adicione a ele cada atualização de redes sociais, post do blog, vídeo ou outras ações de marketing de conteúdo para verificar se os canais são atualizados regularmente. O calendário também pode ser usado para planejar conteúdos coordenados em vários canais ou agendar conteúdos para os próximos feriados ou eventos relevantes para os clientes.

O horário de publicação pode afetar o engajamento. Para determinar os melhores horários para publicar conteúdo, leia as pesquisas do setor relevantes para o público-alvo ou os canais ou inicie aos poucos e monitore o engajamento dos clientes com o conteúdo. Uma opção é usar seus próprios hábitos como diretriz.

Use as ferramentas de agendamento para preparar o conteúdo com antecedência e poupar tempo. Inclua no mix de conteúdo ideias que podem ser planejadas antes, reproduzidas e publicadas com regularidade. Equilibre o mix com formatos de criação rápida e outros cuja produção exige mais tempo. Se elaborar vários conteúdos de uma só vez, você consegue dedicar seu tempo também a outros aspectos da empresa.

Um agendamento previsível das publicações ajuda a definir a expectativa dos clientes. Se o conteúdo é planejado de acordo com um calendário, mantenha o ritmo da elaboração do conteúdo para não se sobrecarregar.

Usar a estratégia de conteúdo em toda a presença online

Ao planejar sua estratégia de conteúdo, procure oportunidades de aplicá-la em todos os lugares onde o público-alvo interage com a loja. Use estilo, mensagens ou imagens semelhantes nos seguintes locais:

  • Conteúdo da loja como descrições de produtos ou o checkout
  • Notificações de pedidos e frete
  • Perfis em redes sociais

Não se esqueça de manter a conversa, em especial nos canais de redes sociais ou nos comentários do blog. Ao responder a comentários, compartilhar posts de outros e responder a perguntas, considere a relação dessas interações com o restante de seu mix de conteúdo para contar a história da marca.

Tudo pronto para começar a vender com a Shopify?

Experimente de graça